Quem é Daniel Mendes Netto

Olá, vou contar um pouquinho de minha história para vocês: desde pequeno, por volta de 5 anos de idade, sou apaixonado por bichos e defensor dos mesmos… mas infelizmente nunca pude ter um animal de estimação meu mesmo, e sim sempre tive de brincar com os animais de meus amigos e parentes.

Nunca gostei muito de estudar, mas chegou o dia em que ou eu partia com tudo para fazer aquilo que mais amava (lidar com animais e se possível como “Médico de Bichos” – Médico Veterinário eu nem sabia o que era!) ou eu seria um eterno frustrado. Então eu tive realmente de estudar e muito para passar na melhor faculdade da minha época, em que não existiam ainda os cursos ofertados pelas instituições particulares/privadas e sim apenas os das Universidades Públicas.

Estudei um ano todo de manhã (terceiro colegial) no Objetivo – hoje UNIP -, à tarde sozinho em casa e à noite no cursinho (também do objetivo). Mas paguei o preço de nunca ter estudado antes… Não passei na faculdade e tive de estudar mais seis meses sozinho, com o apoio do programa da TV Cultura (de manhã) e à tarde eu estudava e resolvia exercícios, à noite eu revisava tudo e ia dormir. Estudei seis meses de segunda a sábado das 8h às 13h e das 15h às 21h. Mesmo assim, novamente não fui aprovado (nem na USP, nem na UNESP e nem em Londrina/PR). Então parti para estudar de forma mais focada: para passar na UNESP (e eu queria escolher Botucatu). Foi então que resolvi estudar mais fortemente Química, Física e Matemática (todas que eu era ruim e ia mal) e Biologia e Português (nesses eu ia bem, somente literatura eu era fraco, gramática eu ia bem). E estudei mais seis meses sozinho de manhã e de tarde e à noite fui fazer cursinho do Colégio Anglo – perto do Mackenzie próximo à Rua da Consolação. Mudei de ares, tive excelentes professores e finalmente passei! UNESP-Botucatu!

Mas após me formar em Medicina Veterinária, fui fazer Residência em Clínica Médica de Equinos e Ruminantes na FMVZ-USP (pertinho de casa). Em seguida fui contratado para trabalhar por um ano no Hospital Veterinário de Pequenos – Cães, Gatos e Silvestres – e Grandes Animais – Equídeos e Ruminantes no Hospital Veterinário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UniFEOB-, em São João da Boa Vista/SP. Em seguida fui contratado como professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação Pinhalense de Ensino (UniPinhal) e após 3 anos virei vice-diretor deste curso.

Saindo de Espírito Santo do Pinhal, fui contratado para ser professor da Faculdades Metropolitanas Unidas (Uni-FMU), sendo em poucos meses contratado para ser o Diretor do Hospital Veterinário que na época ficava em Jurubatuba, perto do antigo templo do Padre Marcelo. E somente muito mais tarde portanto eu fui para a área das Medicinas Complementares ou Integrativas (a Acupuntura Veterinária em particular). A convite de um grande amigo meu e parceiro, o doutor Adriano Luiz Mendes Caquetti (da Ozonioterapia Veterinária), acabei fazendo meu primeiro Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO), de nosso querido professor e amigo Orley Dulcetti Júnior.

E daí para frente nunca mais parei de estudar, fazer cursos, mini cursos, participar de congressos, simpósio e tudo o mais na área de Medicina Chinesa e principalmente de ACUPUNTURA.

Em meu blog aos poucos contarei algumas histórias interessantes sobre minha jornada na acupuntura.

Vejam a seguir um resumo em estilo moderno (slide de powerpoint) de meu curriculum vitae!

Depois saberão mais a fundo sobre minhas formações e atividades na área da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa com ênfase em Acupuntura Veterinária Tradicional e Bioenergética (e também na Acupuntura Humana Bioenergética), da qual sou o representante brasileiro na área veterinária pelo CEMETC-Espanha, de meu querido mestre que este ano nos deixou, infelizmente…